Teste do pezinho

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial de triagem neonatal que detecta através de uma amostra de sangue, antes mesmo das manifestações dos sintomas, doenças de origens genética, metabólica e infecciosa e é colhido a partir de 48h de vida.

Existem 3 tipos de Teste do Pezinho:

Teste do Pezinho Básico: Esse exame é obrigatório, faz parte da cobertura das empresas de assistência médica e detecta seis doenças.

Teste do Pezinho Ampliado: Além das doenças detectáveis no anterior, ao optar pelo ampliado, é possível detectar mais quatro doenças, totalizando dez doenças. Algumas empresas de assistência médica já fazem a cobertura deste teste.

Teste do Pezinho Expandido: A APAE de São Caetano, laboratório responsável pela emissão do resultado já dispõe deste teste, que, usando a mesma técnica de coleta de sangue, permite detectar até 46 doenças. Sendo que, o valor do mesmo é de R$300,00 e deve ser pago no Caixa Central do Hospital. Observação: Os pais devem manifestar a intenção de realizar o teste do pezinho expandido, avisando a enfermagem,  antes que o bebê complete 48h de vida, quando são colhidos os testes.

O resultado é disponibilizado, via internet, após 20 dias.