Qualidade apresenta resultado da Pesquisa de Segurança do Paciente

Postado em: 14/02/2017

Por Raissa Lira

Para o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) Segurança do Paciente é um compromisso rigoroso de todas as áreas na prevenção e eliminação de riscos na assistência. Confirmando esse comprometimento, o Departamento de Qualidade apresentou, de 16 a 27 de janeiro, em treinamentos dinâmicos o resultado da Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente e as ações que já foram adotadas para melhorias.

Segundo as Analistas da Qualidade, Cibele Quaranta e Suellen Dias Lacerda Costa, foi possível identificar que três temas abordados no estudo precisam ser mais trabalhados. “Não houve uma boa pontuação nos tópicos ‘Trabalho em Equipe, Trabalho entre as Equipes e Transferência de Informações. Já nos temas ‘Melhoria Contínua e Suporte na Direção Para Segurança do Paciente’, houve um melhor desempenho”, explicaram.

A pesquisa foi respondida por 1.112 colaboradores (anonimamente) da área assistencial do HNB, de agosto a setembro do ano passado.

O Superintendente Geral, Dr. Walter Amauchi, reforçou importantes aspectos que devem ser trabalhados individualmente. “Precisamos que cada um desenvolva em si percepção; objetividade; capacidade de síntese; cordialidade; competência técnica e análise crítica, além de determinação para buscar sempre melhorias. Aproveito para parabenizar toda a Equipe Organizadora deste treinamento, foi uma ótima iniciativa”, elogiou.

DINÂMICA

Ministrada pela Coordenadora de Enfermagem, Solange M. Y. Suetake, a dinâmica “Construindo a Cultura de Segurança do Hospital”, com o apoio do setor de Treinamento & Desenvolvimento (T&D), foi fundamentada sobre a Missão, Visão e Valores da Instituição, e contou com a participação de todos os presentes nos treinamentos para a construção do HNB de forma lúdica, representada com uma montagem em um painel.


Compartilhe: