Hospital Nipo-Brasileiro realiza participação importante no 20º Festival do Japão

Postado em: 10/07/2017

Acreditando sempre no elo de amizade entre as duas nações, o Hospital Nipo-Brasileiro levou para o 20º Festival do Japão mais uma atuação especial em seu estande. Durante os três dias de evento (07, 08 e 09 de julho), o Hospital proporcionou a seus visitantes e convidados a ação de medição do IMC (Índice de Massa Corpórea), além de palestras dedicadas à saúde, qualidade de vida e nutrição e entrega de brindes.

Com uma estrutura de 180m², quatro estações simultâneas de atendimento e com a participação de 70 colaboradores, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e área administrativa, foram realizados cerca 3.400 aferições de IMC no festival.     

Prestigiando o 20º Festival do Japão, estiveram presentes membros da mantenedora do Hospital, a Enkyo, como o diretor-presidente Akeo Uehara Yogui, o segundo diretor vice-presidente Kenji Inoue, o presidente da comissão de administração Shigenobu Gushiken, o quinto diretor vice-presidente Jun Suzaki, o primeiro diretor-tesoureiro Sérgio Ocimoto Oda, o subsecretário Marcelino Maezono, assim como os representantes do Hospital Nipo-Brasileiro, sendo o superintendente técnico Dr. Sergio Okamoto e o gerente de controladoria Marcos Takano.

“Esse festival está se tornando um evento para a família. Vemos todos os anos crianças com seus familiares aproveitando este momento de reunião da colônia. A Enkyo reconhece e faz questão de estar sempre presente neste grande evento. Que assim perdure”, declara Sr. Akeo Uehara Yogui, diretor-presidente da Enkyo.

Entre amigos, parceiros e empresários, o estande recebeu a visita especial das crianças do Centro de Ação-Social Enkyo – Unidade Amami, que aproveitaram e tiraram foto com o diretor-presidente, a cantora japonesa Mariko Nakahira, autora da música Ipê Ondo – canção dedicada a amizade entre Brasil e Japão, além da presença da Miss Nikkey Brasil 2017, Larissa Lopes Mano. O cônsul-geral do Takahiro Nakamae, após a cerimônia oficial de abertura, fez questão de visitar o espaço dedicado ao Hospital no festival, onde foi muito bem recebido pelo corpo diretivo.     

Cerimônia oficial

A solenidade de abertura do 20º Festival do Japão aconteceu no palco Verde e Amarelo, sendo uma cerimônia híbrida, seguindo tanto o protocolo japonês quanto o protocolo brasileiro, com a presença de autoridades e convidados especiais das duas nações.

Entre os ilustres estavam o Sr. Kenichi Hosoda, vice-ministro parlamentar do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão; o exmo sr. Satoru Satoh, embaixador do Brasil e sr. Yasuo Yamada, anfitrião e presidente do KEREN (Federação das Associações das Províncias Japonesas no Brasil), Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência representando no ato de excelência o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, entre outras personalidades públicas como a deputada federal Keiko Ota e o vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Jooji Hato.

Compuseram também a mesa empresários e representantes de empresas parceiras do Festival, como Antônio Gualberto Diniz, diretor departamental de produtos do Banco Bradesco - empresa patrocinadora master do evento - e Akeo Uehara Yogui, diretor-presidente da ENKYO.  

A cerimônia foi marcada por discursos das autoridades e a condecoração da Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo ao cônsul Takariro Nakamae com diploma de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados no fomento da cultura de paz da comunidade japonesa no estado de São Paulo. O final da celebração foi marcada pela Kagami Biraki, cerimônia tradicional japonesa de quebra do barril de saquê e o Kampai, um brinde entre todos os presentes na abertura. 

O Festival

Durante os três dias de evento, visitantes e participantes puderam conferir atrações culturais e culinárias típicas regionais, representadas pelas 47 províncias do Japão, além de exposições como a ikebana, cerimônia do chá, shows de músicas de artistas japoneses, apresentações de taiko, demonstrações de artes marciais e práticas para vida saudável.  A final nacional do concurso Miss Nikkey com representantes de todo o Brasil e o concurso de cosplay, o Akiba Cosplay Summit, marcaram a 20º edição do festival. 

O Festival do Japão, considerado atualmente o maior evento cultural fora do país nação, contou com cerca de 150 mil visitantes de todas as idades e reuniu no mesmo espaço mais de 300 expositores.      


Compartilhe: